O meu caderno de desabafos. O meu diário. O meu espaço de catarse; de psicanálise. O meu livro de reclamações. A minha janela para o mundo. Eu. O meu blog. As minhas excitações. As minhas frustrações. As minhas paixões. A vida. A minha, de quem me rodeia, a que eu vejo e sinto. Dentro da lâmpada. Dentro do Mundo.

segunda-feira, janeiro 29, 2007

Divulgar Portugal

Por falar em divulgar o nome de Portugal, a SIC apresentou um brilhante trabalho sobre a obra dos «Leigos para o Desenvolvimento» em Moçambique.
Há que render homenagem ao seu trabalho. Tenho o mais profundo respeito pelo que aqueles homens e mulheres lá fazem, sobretudo depois dos tristes acontecimentos de há meses que resultaram na morte de dois companheiros.
Fazem mais pelo bom nome de Portugal do que todas as embaixadas culturais que se inventem e a utilidade do seu trabalho é infinitamente superior.
Admiro-lhes sobretudo a fé e digo-o enquanto agnóstico que gostaria de também a sentir. Merecem todas as medalhas e honrarias com que geralmente são agraciados a meia dúzia de petulantes do 10 de Junho. Mas acredito que o que realmente gostariam de ter é de mais meios para poderem levar a sua obra avante.
Claro que por cá, infelizmente, também há miséria e necessitados. A principal diferença, e falo enquanto alguém que viveu por dentro o drama descrito naquela reportagem, pode ser explicada da forma mais simples e aparentemente absurda: no Ocidente um carenciado recorre ao caixote do lixo e geralmente encontra sempre qualquer coisa; no dito terceiro-mundo isso não acontece...

Sem comentários: