O meu caderno de desabafos. O meu diário. O meu espaço de catarse; de psicanálise. O meu livro de reclamações. A minha janela para o mundo. Eu. O meu blog. As minhas excitações. As minhas frustrações. As minhas paixões. A vida. A minha, de quem me rodeia, a que eu vejo e sinto. Dentro da lâmpada. Dentro do Mundo.

quarta-feira, dezembro 27, 2006

O Estado da Educação - II

Para se ter uma ideia, no livro é abordada uma questão muito simples e prática, vivida por uma professora que não sendo da geração dos que cresceram com a informática, ou seja, não percebia patavina do assunto, decidiu aprender a funcionar correctamente com o seu portátil.
Tendo-se inscrito num curso privado de formação intensiva, rapidamente percebeu as dificuldades da aplicação prática da matéria teórica aprendida, tudo por causa da forma como o curso estava estruturado.
Essa má transição, essa não percepção, ou a importância prática e efectiva da aplicação do que se aprende na sala de aulas, desde sempre foi um dos factores desmotivadores dos alunos. Mais ainda hoje, quando existem mais e é mais facilitado o acesso a estímulos externos à escola, desde a televisão às consolas de jogo, passando pelo computador e pela internet.
Tornando-se necessário saber racionalizar o acesso a essas fontes de estímulo, sabemos todos que não apenas não é fácil como na maioria das vezes são os próprios progenitores os principais incentivadores ao seu uso!

1 comentário:

Anónimo disse...

a este respeito limito-me a relatar 1 facto q ocorreu com o meu próprio filho, na aula de informática. «Que aprnderam hoje?», perguntei,«tivemos a fazer jogos na net...» e que jogos... afinal o ´conhecimento, o progresso e a tecnologia são mesmo uma faca de dois gumes... dificl educar assim..