O meu caderno de desabafos. O meu diário. O meu espaço de catarse; de psicanálise. O meu livro de reclamações. A minha janela para o mundo. Eu. O meu blog. As minhas excitações. As minhas frustrações. As minhas paixões. A vida. A minha, de quem me rodeia, a que eu vejo e sinto. Dentro da lâmpada. Dentro do Mundo.

quarta-feira, dezembro 27, 2006

O Estado da Educação - I

Já em tempos aqui desabafei pelo estado da educação dos mais novos em Portugal e não apenas no que se refere ao papel dos professores, mas de todos enquanto formadores.
O livro recente de Daniel Sampaio, «Lavrar o Mar», só vem confirmar o total desajustamento e a quantidade de erros que continuam a ser cometidos na formação dos «adultos de amanhã» e se a expressão vai entre aspas é pela dúvida se realmente atingiram um estágio de crescimento e maturidade para que possam ser considerados como tal.
Mas se todos são responsáveis, desde os pais que encaram os filhos como se de Barbies e Kens se tratassem, até quem cria e alimenta um sistema de ensino totalmente desintegrado da realidade, também é verdade que a solução do problema não é simples, nem rápida e nem sequer se trata de uma questão meramente portuguesa.

1 comentário:

Anónimo disse...

é verdadissima.. infelizmente, ja que as consequências são para todos.
acima de tudo trata-se de unir esforços, pais, crianças, professores e todos directa ou indirectamente ligados a este processo... constactar a tristeza nao chega, é preciso pôr mãos à obra...