O meu caderno de desabafos. O meu diário. O meu espaço de catarse; de psicanálise. O meu livro de reclamações. A minha janela para o mundo. Eu. O meu blog. As minhas excitações. As minhas frustrações. As minhas paixões. A vida. A minha, de quem me rodeia, a que eu vejo e sinto. Dentro da lâmpada. Dentro do Mundo.

quinta-feira, junho 01, 2006

Essa força chamada Paixão!


Se é verdade que o ensino em Portugal não está bem e cada vez mais há estudantes a escreverem mal na sua língua materna, se por vezes nos deparamos não apenas na ausência de ideias como na incapacidade de as expressar, por outro, a vida prega-nos agradáveis surpresas.
De alguém cúmplice desta agradável tertúlia que é gostar de escrever e de partilhar pensamentos, tive o privilégio de puder ler o que a seguir transcrevo. Hesitei colocar aqui por não ser da minha autoria, mas entendo que seria um gesto puramente egoísta não o fazer. Fico com a honra de ter sido, não apenas o primeiro a deliciar-me com as palavras e as ideias expressas, mas também de terem surgido de um desafio por mim lançado.
A elas, às palavras, me rendo… e me reduzo:

«Seja um acto de amor pela vida, seja uma das fases do ciclo de um relacionamento, a paixão implica sempre uma energia, uma entrega, uma renovação.Na vida, é ela que não nos deixa adoecer na rotina. É ela que nos faz sorrir no fim de um dia extenuante de trabalho, que nos impele a levantar na manhã cinzenta, que nos faz projectar o futuro... Sem paixão, tudo fica sem graça e com ela até as coisas mais banais se tornam nobres.
Se poderemos ser felizes sem estarmos verdadeiramente apaixonados pela vida? Não, não creio. Precisamos de entusiasmo, de intensidades, de percursos e descobertas, de espanto e de ânsia, do descarrilar do óbvio e do desalinhar das certezas... Só assim poderemos apreciar, na plenitude, a dádiva da vida. E sem essa vivência em pleno... não somos felizes. Parece que algo nos falta, as tarefas se tornam sentenças e quase nada nos satisfaz. E sem nos apercebermos, apenas existimos, limitando-se, assim, a cumprir-se em nós o mero fardo da propagação da espécie... Mas viver é muito mais que existir…Pessoalmente, anseio por VIDA. Apaixono-me por tudo o que ma dá e definho sempre que ma sugam (morro no tédio e sufoco no previsível). Enamoro-me pelas palavras, pelas coisas, pelas pessoas... Quando colocamos paixão no nosso dia-a-dia, nas coisas que fazemos, o dia corre melhor, as pessoas parecem-nos mais afáveis e até o trânsito deixa de nos incomodar!
Mas nem sempre é fácil encontrar essa energia. Às vezes estamos entediados, casmurros. É nessas alturas que me lembro de uma frase de um dos livros que li: «o pássaro não canta porque está feliz, mas está feliz porque canta». Por vezes, basta mudar a nossa forma de encarar as coisas («cantar») para, de imediato, se alterar a realidade (e eis que somos felizes!).E depois há a tal paixão como etapa de um relacionamento. Curiosa essa paixão. Inebriante, torna os amantes sós. Todos os apaixonados são solitários, já reparaste? Todo o mundo à volta esvazia-se de sentido. Mudam-se os hábitos, mudam-se os percursos, descobrem-se desejos, mas é tudo, tudo só deles. E é assim, porque só os dois se bastam. É maravilhoso!Pode haver amor sem paixão? Sim. Pode o relacionamento assente apenas no amor sobreviver sem paixão? Não, não o amor pleno.Distingo entre «paixão inicial» (fase que precede o amor, a existir) e «paixão sobrevivente» (aquela que, diferente da paixão inicial, tem que existir, para que haja um amor pleno, completo; não é tão explosiva como a inicial, mas tem que estar presente... sob pena de a relação sucumbir de sede...).Enquanto «paixão inicial», ela está condenada no tempo, é efémera. O entusiasmo e a euforia iniciais (que só a novidade provoca) não se repetem. Compreender isto é fundamental, pois de contrário podem gerar-se muitas frustrações. É uma ilusão esperar-se perpetuar essa «paixão inicial» indefinidamente por todo o universo temporal do relacionamento.Findo esse período, pode ficar uma nova etapa. Toda aquela inicial exaltação dos sentidos se acalma, é como a revolução que depois gera a paz. Vive-se agora uma fase menos tempestiva, mais serena; trocam-se cumplicidades, mas o mar está mais calmo. O que temos então? Amor. Mas pode este amor existir sem paixão? Sim, pode... porém, ele não será pleno (será sempre incompleto). Penso no tal «amor fraterno», no querer bem, na ternura. Pode existir, sem já haver paixão. E assim pode ficar moribundo durante o tempo que ambos o suportarem ou a cedência às convenções sociais (a hipocrisia?) o sustentarem (isto, quando não se desgasta o próprio amor fraternal e nem isso resta...). O preço para este conformismo? O sacrifício da felicidade pessoal e conjunta...Mas, dizia eu, esse não é o amor pleno. Porque este, este sim, não pode existir sem paixão. Este exige um reinventar ou solidificar de desejos, exige entusiasmo, carisma, ânsia (é a «paixão sobrevivente»). Precisa disso para viver.Que fazer então para que essa paixão sobreviva, não sucumba? Pessoalmente, não acredito em relacionamentos enfadonhos na sua essência, mas sim em pessoas enfadonhas. São as pessoas que não se reinventam, que cansam, que se acomodam... ou que simplesmente desistem...»

1 comentário:

Anónimo disse...

What a great site, how do you build such a cool site, its excellent.
»