O meu caderno de desabafos. O meu diário. O meu espaço de catarse; de psicanálise. O meu livro de reclamações. A minha janela para o mundo. Eu. O meu blog. As minhas excitações. As minhas frustrações. As minhas paixões. A vida. A minha, de quem me rodeia, a que eu vejo e sinto. Dentro da lâmpada. Dentro do Mundo.

quinta-feira, junho 01, 2006

Assim vai Portugal...

O nível de educação em Portugal vai de mal a pior! Só os mais distraídos poderão ter ficado surpreendidos e escandalizados com a reportagem que na passada 2.ª feira a RTP exibiu. A situação não é nova e vem-se arrastando há décadas. E, ainda que realmente o que se viu não se possa extrapolar para todas as escolas do País, a verdade é que eu próprio assisti a cenas semelhantes quando, há cerca de 15 anos, prestei apoio numa das escolas mais problemáticas da margem Sul.
A culpa é de todos, ainda que, à boa maneira nacional, ninguém queira arcar com as responsabilidades: dos pais que não educam os filhos esperando que sejam os professores a fazê-lo, dos professores que não estão para se chatear porque a maioria até nem tem formação como tal e a via do ensino foi o único trabalho que encontraram após a licenciatura e, como se não bastasse, estão permanentemente a ser desautorizados, de quem cria anacrónicos e desajustados programas escolares, de quem legisla, dos funcionários e da sociedade em geral.
Retirou-se autoridade à Escola, descredibilizou-se a Instituição. Reina o «deixa-andar» porque «não aquece nem arrefece», a contínua desresponsabilização e as perspectivas de mudança são infelizmente ténues. Os alunos, vão para as escolas carregados com pesadas mochilas cheias de livros, manuais, material escolar, dossiers e um sem número de apetrechos necessários — onde não raras vezes se inclui o «game-boy» ou afins… —, mas o resultado é ter alunos do 2.º Ciclo que não sabem falar, quanto mais escrever português!
Que não se discuta a razão porque muitas vezes são crianças provenientes de outros países, as que obtêm melhores notas, incluindo em Português, é sintomático…
O resultado de todos estes anos de inércia? Bem, basta olhar para as estatísticas económicas, do ensino, da segurança…
A estrutura do Ensino em Portugal está mal… porque as bases, a educação familiar também está corrompida e não se espere que o tipo de ensino que hoje existe, perfeitamente desajustado, sirva para corrigir a situação.
Felizmente estamos entre as dez melhores selecções nacionais em futebol. E como ainda existe Fado e Fátima, se durante tantos anos isso nos bastou…

2 comentários:

Anónimo disse...

Super color scheme, I like it! Keep up the good work. Thanks for sharing this wonderful site with us.
»

Anónimo disse...

Nice colors. Keep up the good work. thnx!
»